clinica-livre-associar-psicanalise

PSICANÁLISE

Campo clínico e de investigação teórica da psique humana. Ciência fundada por Sigmund Freud, cujo método de investigação consiste em evidenciar o significado inconsciente das palavras, ações, produções imaginárias quer seja os sonhos, fantasias ou delírios de um sujeito.

Por ser uma abordagem terapêutica que se baseia na observação, enquanto processo terapêutico, a Psicanálise é de inestimável ajuda para as pessoas em sofrimento psíquico. No curso de um tratamento psicanalítico, investiga-se a natureza das relações originárias de cada indivíduo com seu passado. Eis a matriz dos fatores inconscientes que constituem o que chamamos de mundo interno. À medida que este mundo interno fica disponível para experiências e explorações conjuntas entre analisando e analista, os aspectos inconscientes se tornam mais compreensíveis e podem ser trabalhados através da palavra, levando ao alívio dos sintomas e, principalmente, a profundas transformações emocionais.

Ainda que a Psicanálise seja automaticamente relacionada à Freud, a contribuição de muitos outros autores determinou um significativo avanço na teoria e na técnica ao longo desses mais de 100 anos. A Livre Associar visando o acolhimento e assim a saúde emocional e psíquica de seus pacientes busca também os teóricos Psicanalistas como Melanie Klein e Donald Woods Winnicott, novos aportes sobre a formação da mente humana, além de novas abordagens terapêuticas.

O analista trabalha para melhorar a relação do ser com o mundo e com os seus questionamentos sem fim.