acompanhamento-terapeutico-clinica-livre-associar

ACOMPANHAMENTO TERAPÊUTICO (AT)

O que é:

Atividade terapêutica cujo objetivo central é promover a singularidade do indivíduo acompanhado, criando condições para que ele possa conviver com as pessoas de seu meio, quer seja com seus familiares, consigo mesmo ou com as tarefas de seu dia-a-dia, visando sua reintegração com os mais variados meios sociais, do qual foi privado devido a um adoecimento físico, emocional e ou psíquico.

Onde acontece:

Embora seja uma modalidade de atendimento clínico, seu setting terapêutico diferencia-se do tradicional. O Acompanhamento Terapêutico é definido pela prática da circulação com o paciente por diversos espaços, geralmente em locais públicos pela cidade, praças, ruas, shoppings, escolas, enfim onde houver a necessidade de desconstruções de figuras já cronificadas pelo indivíduo e a construção e produção de novos horizontes, ou seja, experienciar acontecimentos.

A quem se destina:

Destina-se a pessoas que apresentam dificuldades de relacionamento e convívio social, devido a comprometimentos emocionais, limitações físicas, sensoriais ou dificuldade de aprendizagem.

Sua atividade terapêutica auxilia em sua capacidade de cuidar desde os aspectos práticos da sua vida, tais como: organizar pertences, programar suas atividades habituais, estudar, trabalhar, seu lazer, até situações psíquicas complexas, em que a escuta diferenciada oferecida pelo profissional permitirá ao acompanhado a construção de um vínculo de confiança e respeito mútuos na relação de afetividade entre os seres humanos envolvidos – o at e o acompanhado.